Background

Quem Somos


O Instituto Universo Musical (IUM) é uma escola de música livre que nasceu em 2008 na cidade de Sobradinho – DF. Hoje sua matriz encontra-se localizada em Taguatinga, considerada capital econômica e uma das cidades mais ricas culturalmente do Distrito Federal.
O IUM surgiu com a ideia de fazer o ensino de música ser dinâmico e eficiente, oposto ao modelo dos conservatórios, onde inicialmente o aluno leigo é exposto a uma infinidade de conceitos teóricos e só então, depois de algum tempo, ele começa a ter prática no seu instrumento ou canto.
Acreditamos na música como arte e como tal faz-se necessário um ensino voltado para o estímulo da percepção, emoção e ideias através de uma metodologia onde a prática e a criação estejam em evidência.
Segundo o educador e músico húngaro Zoltán Kodály, o intelecto, as emoções e a personalidade de todas as pessoas podem ser desenvolvidas e trabalhadas através da música. Dessa forma, a música deveria ser acessível a todos, de maneira simples, porém sem perder a qualidade musical.